data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Após uma semana de disputas judiciais sobre o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por causa da pandemia, o exame teve início, às 13h30min deste domingo, com as provas de disciplinas das áreas de linguagens, humanas e redação.
No país, 58 municípios tiveram as provas suspensas em função do estado crítico do avanço da pandemia. Em Santa Maria, foram 25 locais de aplicação da prova (confira lista abaixo). Por orientação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em nenhum destes locais foi permitido a entrada da imprensa e nem a divulgação de números e informações sobre a prova.
Veja, abaixo, como foi a aplicação das provas em Santa Maria:
Estigma das doenças mentais no Brasil é tema da redação do Enem
Com horário de abertura dos portões antecipado para as 11h30min, o Diário percorreu as maiores escolas e uma universidade que recebeu candidatos do Enem. O movimento, no geral, foi tranquilo e sem transtornos. Na Escola Cilon Rosa, a abertura dos portões se deu um pouco antes do horário divulgado e as primeiras movimentações foram tranquilas e sem aglomerações.
data-filename="retriever" style="width: 50%; float: left;">
Na Escola Estadual Olavo Bilac, Mariane Machado da Silva, 18 anos, chegou ansiosa para o primeiro dia de provas.
- É a primeira vez que faço o Enem para valer. Ano passado fiz só para treinar. Com o ensino remoto na escola, a preparação foi diferente e isso me deixa mais nervosa. Mas a ansiedade maior ainda vai ser na prova da semana que vem, que são disciplinas que tenho mais dificuldade - conta Mariane, que ainda não decidiu entre os cursos de Direito ou Relações Internacionais.
Média geral de candidatos por sala no Enem foi reduzida em apenas 19,8%
A mãe, que deu o suporte durante todo o período de estudos, estava junto da filha para oferecer apoio.
- Vim junto e vou aguardar até ela terminar a prova. Eu fiz tudo que ela precisava pra ajudar a ir bem na prova. A torcida é forte e o curso que ela escolher, vou ficar feliz por ela - diz Eva.
Uma fila grande se formou em frente ao Conjunto III da Universidade Franciscana (UFN) - no Bairro Rosário -, em função da lentidão para aferir a temperatura dos candidatos na entrada da instituição. Para dar agilidade à entrada dos estudantes, foi suspenso o uso do termômetro e faltando 20 minutos para o fechamento dos portões, já não havia mais fila.
Hélio Augusto Melo, 54 anos, estava em frente à UFN, onde a filha Luiza, de 18 anos, fez a prova do Enem. Ele estava preocupado com o grande número de candidatos que aguardavam na fila.
- Estamos em uma situação atípica e precisamos a todo momento tomar os cuidados necessários para evitar o contágio. O que vejo aqui são jovens aglomerados e preocupados com isso, além da preocupação com a prova. Eu fico pensando, como será a situação deles dentro da sala de aula? Essa fila aqui já mostra que deveria haver mais controle e organização - relata o pai.
Santa Maria tem 25 locais de prova do Enem esse ano
Amanda Morais também reclama da organização. Ela acredita que o distanciamento na fila deveria ser mais rígido, assim como dentro da sala de aula.
- Eu não fui para a fila ainda, para evitar a aglomeração. Acho arriscado, é um momento delicado. Não sou totalmente a favor do #AdiaEnem porque, para muitos candidatos, o ano foi de muito estudo e dedicação. Ao mesmo tempo, as diferentes condições de estudo prejudicaram alguns. O que eu acho é que o concurso tem que acontecer, mas com mais protocolos e medidas de prevenção do que estamos vendo aqui - diz a candidata.
O Diário questionou os organizadores sobre a situação, mas o Inep orientou os responsáveis pelos locais de provas a não falarem com a imprensa.
Os portões dos locais de aplicação fecharam às 13h. Na Escola Manoel Ribas, não houve nenhum tumulto e nenhum candidato chegou atrasado. No próximo domingo, serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza.
O vai e vem do Enem 2020
O Enem estava marcado inicialmente para novembro passado, mas foi remarcado para o início deste ano por causa da pandemia. Defensorias e procuradorias de ao menos sete estados entraram com ações exigindo o adiamento das provas, mas só no Amazonas houve decisão para suspender a prova.
O Inep insistiu que um novo adiamento tornaria a realização da prova inviável neste ano e prejudicaria alunos e instituições de Ensino Superior. O órgão do governo defende que tomou medidas sanitárias para reduzir os riscos de contágio.
Em uma das ações da Defensoria Pública da União, no entanto, o órgão argumentou que o Inep mentiu sobre as medidas de segurança adotadas, já que manteve salas com 80% de ocupação.
O Inep havia anunciado e informado à Justiça que as salas de prova teriam ocupação inferior a 50%, como forma de garantir o distanciamento adequado entre os candidatos. No entanto, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) encaminhou um documento ao Inep informando que as salas de suas instalações têm ocupação de 80%.
A instituição diz que a condição para ceder os espaços foi de que seria respeitado o limite de 40%, o que não ocorreu. A Justiça não acatou o argumento da Defensoria e manteve o exame em todo país.
O Enem 2020 recebeu 5.687.397 de inscritos em todo país. A prova é usada para seleção de alunos na maioria das universidades federais do país, para parte de vagas de instituições estaduais, como a USP, e é critério para acesso a bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e contratos do Financiamento Estudantil (Fies).
LOCAIS DE PROVA EM SANTA MARIA
- EMEF Aracy Barreto Sacchis
- EEEB Augusto Ruschi
- Caic Luizinho de Grandi
- EMEF Chácara das Flores
- EBE Cícero Barreto
- EEEM Cilon Rosa
- Colégio Estadual Coronel Pilar
- Colégio Estadual Manoel Ribas
- Colégio Franciscano Sant'Ana - Bloco I
- Colégio Nossa Senhora de Fátima
- EBE Dr. Paulo Devanier Lauda
- EMEF Duque de Caxias
- Faculdade Palotina (Fapas)
- Fisma
- EEEF João Belém
- EMEF Tenente João Menna Pedro Barreto
- EEEB Margarida Lopes
- EEEF Marieta D'Ambrósio
- IEE Olavo Bilac
- EEEM Profª Maria Rocha
- Ulbra Santa Maria - Prédio 1
- Universidade Franciscana (UFN) - Conjunto II, prédio 11
- Universidade Franciscana (UFN) - Conjunto I, prédio 04
- Universidade Franciscana (UFN) - Conjunto III, prédio 14
- Universidade Franciscana (UFN) - Conjunto III, prédio 17